« "Aging Research with Bioinformatics Methods" | Entrada | 3º Encontro - O Ensino Informal das Ciências para as Pessoas com Necessidades Especiais »

outubro 07, 2006

Who was Popper, anyway?

Karl Popper.jpgO Zèd, do Agreste Avena, colocou um post com vários links para um debate que houve na revista BioEssays acerca do especioso assunto de qual a utilidade hoje em dia, para um cientista, das ideias defendidas pelo Dear Sir Karl.

O debate é bastante interessante e recomendo vivamente que lá vão, e leiam a grande troca de correspondência provocada por uma simples frase de Robin Holliday: "Popper may well be a great philosopher, but there is much he did not understand about the way scientists operate and the way science advances."

Como eu gosto muito de citar o Lewis Wolpert vou, tal como o Zèd, destacar o seu contributo. Escreve Wolpert "Falsification also does not help us distinguish science from non-science; the idea that eating hamburgers will make you a better poet is falsifiable but is not science", e ainda (referindo-se a Popper) "His reputation is greatly inflated with respect to science." Brilhante, não é?

Aproveito para informar os nossos amáveis leitores que pelos lados do Agreste Avena estou envolvido com o Zèd num debate quase parecido com este, acerca do problema da "verdade científica" e da possibilidade da sua obtenção. A coisa ainda vai durar, e um contributo meu pode ser lido aqui, num texto em que, sauf Darwin, consegui só mencionar indivíduos agraciados com o Prémio Nobel.

Publicado por Santiago às outubro 7, 2006 12:38 AM

Comentários

Pois é, estão tão preocupados com as moléculas e com o rigor, e depois colocam ratos e coelhos na mesma ordem!
E que tal darem uma olhadela que seja ao vosso objecto de estudo? Os de laboratório, que estão habituados a ver podem até ser ambos albinos e terem uns grandes incisivos, mas a sua cor e os 'dentuços' não os definem!!
O coelho é um lagomorfo e o rato um roedor......(http://en.wikipedia.org/wiki/Rabbit http://en.wikipedia.org/wiki/Rat)
Têm sistemas digestivos e anatomias muito distintas...

Publicado por: Poimandro às outubro 7, 2006 03:07 AM

Santiago

De facto, gosto muito de citar o Wolpert, e gosto do personagem (do cientista também, já agora) mas vou contestar essa citação, só para dar seguimento ao debate. Popper diz que a Ciência avança por falsificação, o que não quer dizer que tudo o que seja falsificável seja Ciência, não é uma equivalência biunivoca. O exemplo dos hamburguers de Wolpert, da maneira que ele coloca a questão, não seria considerado Ciência pela definição de Popper. Se bem que de um modo mais elaborado se pode abordar a questão da influência dos hamburguers na inspiração poética, mas o melhor que se conseguiria era um prémio Ignobel, ou seja é Ciência, mas não é de boa qualidade, o que é um juízo completamente diferente.
Já quando Wolpert toca no ponto de saber se a Filosofia contribui da o processo científico concordo muito mais com ele. Há um enorme distanciamento entre quem pensa a epistemologia e quem faz a Ciência no laboratório, e aí parece-me que os filósofos não conhecem os detalhes do dia-a-dia da investigação, as questões técnicas e práticas, o que me parece de extrema importância para se perceber como avança a Ciência. E acho que é aí que Wolpert quer chegar.

Uma nota para o Poimandro: Agradeço a correcção, e vamos tenter não cometer a mesma imprecisão no futuro. Deixe-me apenas que lhe diga que saber se um coelho é um roedor ou lagomorfo, conhecer o seu sistema digestivo e anatomia, não tem muita relevância para a questão específica que estamos aqui a debater.

Publicado por: Zèd às outubro 7, 2006 08:49 AM

Zèd:

Sim! Sim! Não discordo de ti neste ponto... citei essa parte por ele dizer exactamente o que eu já tinha argumentado: O teste da falsificação não nos ajuda muito a resolver o "problema da demarcação" (foi a ele certamente que eu fui buscar essa ideia), e por dizer as coisas naquele tom avinagrado que eu tanto aprecio...

Publicado por: Santiago às outubro 7, 2006 12:04 PM

Para variar interessante post...
Num blog sobre ciencia, nao postar sobre o acordo Portugal-MIT e' contra-natura...
E ja agora, volto a algo que e' tabu em Portugal (pelo menos parece ou todos acham normal...): mais uma pessoa do IST a gerir a ciencia... Faz-me lembrar as eleicoes na Albania com resultados sempre superiores a 98%... Nao existe uma unica pessoa que nao seja do IST (MCT, FCT)... Ah, deixa-me adivinhar o resto (outras Universidades...) apenas serve para fazer numero e dizer que sim...
Abraco

Publicado por: Eduardo A. Silva às outubro 7, 2006 03:51 PM

Eduardo:

Não percebi se fizeste uma crítica ou apenas um reparo... ;)

Correndo o risco de parecer pedante diria que não há ainda informação que chegue para eu perceber o que é que tudo aquilo tem a ver com "ciência"... de palavra de honra que não é o peremptório título do Público (olha quem...) "Acordo MIT-Portugal em cinco áreas científicas " que me diz seja o que fôr sobre que "ciência" é que está aqui metida...

Para escrever agora uma frase ácida e muito polémica que vai fazer pelo menos um colega de blogue dar pulos, a lista das Instituições envolvidas só reforça a minha convicção que os gajos do Técnico não percebem a diferença entre Ciência e Tecnologia... como os do Governo vêm todos de lá, estás a ver o que é que me apetece dizer...

E antes que te antecipes aviso já que o que vai acima também vale para aquele espantoso número de 64% anunciado por aquele senhor que acha que "Alice no País das Maravilhas" é um excelente programa para desenvolver a Ciência Portuguesa...

Publicado por: Santiago às outubro 7, 2006 04:08 PM

Nao resisti a partilhar com vocês este título do expresso a propósito do acordo com o MIT:
"Lisboa, Porto, Coimbra, Minho, Nova, Técnica e Católica e ainda mais 26 instituições passam a ter mestrados e doutoramentos em Engenharia e Gestão com o mesmo valor que o MIT."

Publicado por: Eduardo Rocha às outubro 8, 2006 07:52 PM

Ah ah ah ah!

Que pena que eu tenho às vezes, por não ler Jornais de Referência...

Publicado por: Santiago às outubro 8, 2006 08:18 PM

Sobre o Popperismo, ha' mais alguns problemas com a ideia da falsificabilidade. Por exemplo, imaginem uma hipotese H falsificavel e outra Z nao falsificavel. O problema e' que a hipotese conjunta "H e Z" passa a ser falsificavel. Uma propriedade pouco reconfortante...

Publicado por: Ricardo Azevedo às outubro 13, 2006 12:59 AM

Comente




Recordar-me?

(pode usar HTML tags)